12 outubro 2010

NHL - Primeiras impressões



Depois de um longo e tenebroso inverno (okay, não tão terrível assim) temos novamente ação na NHL. Mesmo que o hockey não seja dos mais populares esportes americanos - ele é, bem verdade, mais canadense que americano - e aqui no Brasil sofra com a falta de transmissões na tv, a NHL é uma liga bem divertida de se acompanhar. Finalizado o primeiro fim de semana da nova temporada, aqui vai o que mais chamou a atenção até agora:
  • Três times que foram considerados concorrentes ao título tiveram um início complicado. Pittsburgh e Chicago conseguiram vencer apenas em seu terceiro jogo disputado. Pittsburgh lida com a saída do defensor Sergei Gonchar para o Ottawa Senators. Já os atuais campeões Blackhawks se desfizeram de boa parte do time da última temporada por problemas com o teto salarial da liga. A perda até agora mais sentida é do goleiro Antti Niemi, que foi titular como calouro no ano passado mas não chegou a um acordo contratual com o time e foi para San Jose. O veterano Marty Turco, seu substituto, ainda não foi eficiente o bastante, sofrendo uma média de 3.4 gols por jogo e com menos de 90% de shoots defendidos.
  •  O terceiro time com começo difícil é o New Jersey Devils. Fonte de polêmica na offseason, com a renovação de contrato do russo Ilya Kovalchuk, o time ainda não conseguiu vencer. Após três jogos disputados é deles a pior defesa, com 14 gols sofridos. Nem a presença de Martin Brodeur, um dos melhores goleiros da história da liga, consegue diminuir o fracasso do time.
  • Começos ruins são a pauta do dia. Único time com três jogos e nenhum ponto, o Anaheim Ducks já pensa em um plano B pra salvar a temporada. A aposentadoria do ídolo Scott Niedermayer gerava dúvidas sobre a performance da defesa dos patos. Agora já podemos ter certeza: a situação não é boa. Mesmo com Jonas Hiller, destaque nas Olimpíadas e na última temporada, debaixo das traves, o time cedeu 13 gols nesses 3 jogos. O forte ataque, com jogadores como Bobby Ryan, Ryan Getzlaf e Corey Perry, todos presentes na final olímpica do ano passado, não consegue produzir, tendo marcado apenas 2 gols. Talvez seja hora dos patos se prepararem para a migração...
  • E o que dizer da atuação de Ryan Miller? O goleiro vencedor do Vezina, prêmio de melhor jogador da posição, parecia começar outra boa campanha ao estrear com uma vitória de 2-1 sobre o Ottawa Senators. Então tudo desmoronou: derrota de 6-3 para o NY Rangers e outros 4 gols cedidos numa derrota para o Chicago Blackhawks. Embora nem tudo seja culpa apenas dele - a defesa de Buffalo não parece se acertar, nem contando com o  melhor calouro da última temporada, Tyler Myers - todos esperam uma recuperação do goleiro titular da seleção americana.
  • Nem tudo é ruim nesse início de temporada. O Edmonton Oilers, pior time da liga na temporada passada, começou sua reconstrução de maneira incrível. Duas vitórias, liderança da divisão Noroeste, e o jovem time tem tudo para comemorar. Ainda é cedo para apontar o time como candidatos a uma vaga de playoffs, mas os Oilers começaram no caminho certo.
  • Falando em time jovem e playoffs, o Los Angeles Kings mostra nesse início de temporada que o ano passado não foi sorte. Vitória fora de casa na estréia contra o Vancouver Canucks, apontado como candidato à Stanley Cup, e o Kings se firma como um daqueles times com presença praticamente certa na pós-temporada. Além disso, no entanto, parece ser muito cedo. Pode levar alguns anos até que o time possa ser considerado favorito a uma Stanley Cup. Tempo este necessário para o amadurecimento do jovem elenco do Kings, com Anze Kopitar, Drew Doughty, Jack Johnson, o capitão Dustin Brown e os goleiros Jonathan Quick e Jonathan Bernier.
  • Por último, mas não menos surpreendente: o Toronto Maple Leafs está invicto e lidera a divisão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário