Esse jogo, inclusive merece destaque especial. Após uma verdadeira batalha contra os Celtics, os Knicks sofreram sua primeira derrota depois de oito vitórias seguidas. O time de New York começou muito bem, mas os Celtics nunca deixaram a liderança dos Knicks passar de 10. O placar foi definido nos últimos segundos: com o jogo empatado, Pierce meteu uma bola na cara de Stoudemire e deixou 0.4 no relógio. STAT ainda meteu uma bola de 3 impressionante, mas o tempo já havia esgotado. Apesar da derrota, os Knicks mantiveram uma seqüência positiva: na 9 partida seguida, Amar’e Stoudemire anotou 30 ou mais pontos. Foram 39 pontos, além de 10 rebotes. Do outro lado, Pierce liderou os Celtics com 32 pontos e 10 rebotes. New York apresenta um basquete envolvente e bonito de se ver, com um time titular muito forte (Wilson Chandler, Landry Fields e Danilo Gallinari) liderados por Amar’e e pelo subestimado Raymond Felton.
O arremesso de Pierce que afundou os Knicks. Créditos: Anthony J. Causi/New York Pos
Os Dallas Mavericks tiveram sua sequencia de 12 vitórias interrompida pela zebra Milwaukee Bucks, que contou com grandes performances de Brandon Jennings (23 pontos e 10 assistências) e do pivô revelação (antes tarde do que nunca) Andrew Bogut. Já o Miami Heat, criticado aqui no blog anteriormente, parece ter encontrado o ritmo certo e já venceu 10 partidas seguidas. Dwayne Wade fez mais de 30 pontos em 3 jogos desta última semana (com destaque para a performance de 34 pontos, 7 assistências e 9 rebotes na última sexta-feira contra os Golden State Warriors). Já no Oeste que continua destruindo são os San Antonio Spurs, que venceram suas últimas 7 partidas e possuiam, até esta publicação, o melhor Record da liga: 22-3.
Destaque também para o PF dos Chicago Bulls, Carlos Boozer, que fez 22 pontos e pegou 18 rebotes na segunda-feira (vitória contra Indiana), 34 pontos e 12 rebotes em 25 minutos na quarta-feira (vitória contra Toronto) e contribuiu para a seqüência de 7 vitórias dos Bulls. O time no entanto recebeu má notícia do departamento médico: o pivô Joakim Noah passou por cirurgia em um ligamento de seu dedão direito ontem, dia 16, e a expectativa é que ele só volte em 8 semanas. Excelente partida de Steve Nash na quinta-feira levou o Phoenix à vitória contra Minnesota por 122 a 126. O canadense fez 11 pontos e nada menos que 19 assistências, além de ser o único jogador capaz de fazer dos Suns uma equipe com chances para os Playoffs.
Durante esta semana, houve muito barulho em cima de Carmelo Anthony, que apresenta desejo de sair de Denver e ir para o leste. Entre os mais cotados a recebê-lo estão os New York Knicks (imaginem Carmelo + Amar’e!) e os New Jersey Nets (que em 2012 vão para o Brooklyn). Obviamente nada foi decidido e nenhuma troca foi proposta ainda, e os rumores são de que os managers dos Denver Nuggets vão fazer de tudo para mantê-lo no time onde ele é estrela. Inclusive, nos últimos 3 jogos, o SF fez mais de 30 pontos e pegou mais de 10 rebotes (com exceção de ontem, quando ele “só” pegou 9). Por falar em Denver, parabéns para o técnico George Karl que conseguiu a milésmia vitória de sua carreira na sexta-feira passada, dia 10.
Blake Griffin foi eleito o Rookie of the Month de Novembro na Western Conference (e Landry Fields na Eastern), com médias de 20 pontos e 11 rebotes por jogo.
Blake Griffin continua um monstro! Créditos: clippers.topbuzz.com
Os resultados parciais da votação para o All-Star Game desta temporada foram revelados nesta semana e quem lidera a lista no Oeste (mais uma vez) é Kobe Bryant, enquanto no Leste, Dwight Howard foi o mais votado (provavelmente pela falta de pivôs bons, ele é a escolha universal). Destaques para Rajon Rondo, que ficou em segundo entre os Gs do Leste (atrás apenas de D-Wade) e Pau Gasol, segundo entre os Fs do Oeste (atrás de Kevin Durant). No entanto quem chamou mais a atenção foi o pivô dos Houston Rockets, Yao Ming. O chinês ficou em primeiro entre os pivôs do Oeste, com quase 500.000 votos, graças aos seus conterrâneos que o consideram uma lenda viva. O problema é que, devido a mais uma lesão, o chinês de 2,30 metros sofreu uma lesão no tornozelo e ficou MAIS uma temporada de fora. Resultado: não vai jogar o All-Star Game. A questão que muitos especialistas vieram levantando esta semana foi: será que a carreira de Yao está realmente acabada? Isso porque ele jogou apenas 5 jogos das últimas duas temporadas, graças às suas inúmeras lesões. Complicado. Acredito que sim, a carreira de Yao está chegando ao fim. Quanto mais velho, maiores as chances de se lesionar... Espero estar errado, pois ele sempre foi uma figura interessante para se ver em quadra. Apesar de ter sido escolhido para 7 All-Star Games, Yao sempre ficou muito tempo fora das quadras e nunca provou seu verdadeiro basquete. Enfim, será que ele consegue passar por todos esses problemas e voltar em 2011-2012? Ou será que ele vai ceder e se aposentar de uma vez por todas? Veremos...
Será este o FIM da carreira de YAO? Créditos: slumz.boxden.com
Time da semana:
- PG Deron Williams, Jazz
- SG Manu Ginobili, Spurs (acertou 2 game winners na semana)
- SF Carmelo Anthony, Nuggets
- PF Carlos Boozer, Bulls
- C Amar’e Stoudemire, Knicks (semana passada ficou em PF, mas vem jogando de C)
Por essa semana foi isso! Hoje tem New York Knicks contra o Miami Heat de Wade e Lebron, na ESPN às 10 da noite!